É comum dentro das salas de musculação ver alguns alunos começando seus exercícios sem aquecimento, mas este é um erro grave, o professor deve estar sempre atento e evitar este hábito.
O aquecimento tem função de preparação e é excencial antes da prática de qualquer modalidade, prevenindo a musculatura de lesões.
Entende-se por aquecimento toda actividade que eleva a temperatura corporal, preparando assim o sistema cardiovascular, pulmonar, fisiológico, metabólico e articular. Além disso o aquecimento aumenta a eficiência nos estímulos cerebrais e a propriedade elástica dos músculos promovendo a redução do tempo necessário para atingir o objectivo.
Os aquecimentos são divididos em dois tipos; o geral e o específico. O aquecimento geral pode ser sauna, banho quente, massagem, esteira, bicicleta, corda e etc, enfim tudo que aumente a temperatura do corpo, isso aumenta a irrigação dos tecidos e oferece uma melhora no suprimento de oxigénio e substratos. Já o aquecimento específico são fundamentais para actividades que exijam coordenação e devem ser realizados somente após o aquecimento geral e são eles alongamentos, relaxamentos e movimentos parecidos ou idênticos aos da actividade principal.
Também é muito comum vermos pessoas se alongando como forma de aquecimento antes de correr, caminhar ou fazer musculação mais este não é um procedimento correto, antes de praticar qualquer modalidade faça pelo menos 5 minutos de aquecimento geral em dias de calor e pelo menos 10 minutos nos dias frios e somente depois faça um alongamento específico como alongamentos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário