Ao contrário do que muitas pessoas pensam a musculação pode sim ser praticada para fins de emagrecimento. Por ser uma actividade anaeróbia a musculação as vezes transmite a ideia de ser utilizada somente para pessoas que desejam hipertrofia (aumento de massa muscular), mas isto é um mito. A musculação emagrece sim e não atrapalha o processo de emagrecimento. Apesar de na musculação você não queimar gordura como fonte de energia, durante o esforço (onde usa-se o fósforo, a creatina e a glicose anaeróbia), existe um processo chamado gliconeogênese, que é a utilização de gordura para repor as calorias perdidas durante o treino. Com o metabolismo acelerado, você continua queimando a gordura por muito tempo depois da actividade física ao contrário do exercício aeróbio.
Se você precisa perder peso comece hoje mesmo a ganhar massa muscular pois quanto mais massa temos no corpo mais calorias queimamos ao longo do dia devido ao aumento do metabolismo, ao contrário do exercício aeróbio a musculação continua queimando gordura durante horas após o treino cerca de 12% a mais do que no exercício aeróbio e cada 1 kg a mais de músculos no corpo consome 15 cal extras por dia.
O melhor então é associar os dois, exercícios aeróbios e anaeróbios contra os quilos que estão em excesso e claro não esquecer da alimentação balanceada e adequada ao seu ritmo diário.